INTRODUÇÃO ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO TEATRO
BRASILEIRO
Onde: SALA DE PROJEÇÃO 1
Quando: 10 E 11 DE JUNHO DAS 14H ÀS 17H
Quem: FERDINANDO MARTINS – USP
Vagas: 20
Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
na área de Arte, Comunicação e Sociedade. Vice-diretor do Teatro da USP (TUSP).
Coordenador do Programa USP Diversidade. Possui mestrado em Sociologia pela USP
(1998), com a dissertação "Isto é novo! Isto é bom! Imagens femininas na
revista Nova", sobre indústria cultural e imprensa feminina no Brasil, e
doutorado em Sociologia pela mesma universidade (2004), com a tese "As
formas da revolução: artes plásticas, música e teatro na cidade de São Paulo,
1964-1968", sobre a movimentação nos campos artístico e da comunicação na
década de 1960. Atualmente, desenvolve as pesquisas "Interdição e Produção
Simbólica: a censura ao cinema e ao teatro na República Islâmica do Irã" e
"Corpo, gênero e sexualidade no teatro brasileiro: da repressão à cena
contemporânea (1970-2010)".
CENOGRAFIA
Onde: CASIMIRO COCO
Quando: 12 E 13 DE JUNHO DAS
14H ÀS 17H (Atenção esta oficina mudou de data)
Quem: PROF. DR. RONALD TEXEIRA – UFRJ
Vagas: 20
Ronald Teixeira (Niterói RJ 1962). Diretor de arte, cenógrafo e
figurinista. Colabora constantemente com os diretores Paulo Betti, Gilberto
Gawronski, Cristina Pereira, Domingos Oliveira, Susanna Kruger e Daniel Herz,
da Companhia Atores de Laura. Em 1988, conclui o curso de graduação em artes
cênicas, com habilitação em cenografia e indumentária, da Universidade Federal
do Rio de Janeiro - UFRJ, onde passa a lecionar, em 1990, sendo chefe de
departamento de 1992 a 1996, e coordenador do curso de 1994 a 1998. Em 2001
concluiu o mestrado em Ciências da Arte pela Universidade Federal Fluminense.
Foi o coordenador do Núcleo de Cenografia e Figurinos para a Quadrienal de
Praga PQ07 empossado pela Presidência da Fundação Nacional de Arte/FUNARTE,
2006/07
ESTUDOS DA PERFORMANCE AFRO – AMERINDIA
Onde: SALA DE JOGOS
Quando:11 E 12 DE JUNHO DAS
14H ÀS 17H
Quem: PROF. DR. ZECA LIGIÉRO- UNIRIO
Doutorado em Performance Studies pela New York University, Estados
Unidos (1998). Pós-Doutor em Performance Studies pela NYU, Estados Unidos
(2002). Linha de Pesquisa: Estudos da performance e discursos do corpo e da
imagem.
Zeca Ligiéro possui graduação em Direção Teatral pela UNIRIO (1972), mestrado (1988) e doutorado (1997) em Performance Studies - New York University. Atualmente é Professor Associado da UNIRIO e Coordenador do Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEPAA). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, performance afro-brasileira, cultura afro-brasileira, cultura popular e teatro experimental e pedagocia teatral. Entre seus livros destacam: Divine Inspiration from Benin to Bahia (1993, EUA), Iniciación al Candomblé (1995, Colombia), Malandro Divino, a vida e a lenda de Zé Pelintra (2004), Carmen Miranda: uma performance afro-brasileira (2007, Brasil) e Teatro e dança como experiencias comunitária organizado com Victor Hugo Adler e Narciso Teles (2009). Atualmente é o curador do Acervo Augusto Boal na UNIRIO.
Zeca Ligiéro possui graduação em Direção Teatral pela UNIRIO (1972), mestrado (1988) e doutorado (1997) em Performance Studies - New York University. Atualmente é Professor Associado da UNIRIO e Coordenador do Núcleo de Estudos das Performances Afro-Ameríndias (NEPAA). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Direção Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, performance afro-brasileira, cultura afro-brasileira, cultura popular e teatro experimental e pedagocia teatral. Entre seus livros destacam: Divine Inspiration from Benin to Bahia (1993, EUA), Iniciación al Candomblé (1995, Colombia), Malandro Divino, a vida e a lenda de Zé Pelintra (2004), Carmen Miranda: uma performance afro-brasileira (2007, Brasil) e Teatro e dança como experiencias comunitária organizado com Victor Hugo Adler e Narciso Teles (2009). Atualmente é o curador do Acervo Augusto Boal na UNIRIO.
DESTERRITORIALIZANDO OPERAÇÕES
Onde: ANGELUS NOVUS
Quando: 10 À 13 DE JUNHO DAS 14H ÀS 18:30H
Quem: TEATRO DE OPERAÇÕES – UNIRIO
Vagas:25
Teatro de Operações é um grupo formado por artistas de diversas partes
do Brasil que se dedica à pesquisa de formas de conjugar arte e ativismo
político, através da criação de operações para teatro de rua e do desenvolvimento
de pedagogias periféricas.
Operação artística é o termo usado pelo grupo em oposição à ideia de
obra de arte. A cena é pública e "B – T – G – P – T – 1 – 4 – 0 – 5 – 9 –
CÂMBIO" são as criações para teatro de rua que o grupo opera atualmente.
A pesquisa intitulada Pedagogias Periféricas trata da investigação de
formas de ensino específicas para zonas periféricas. Aborda a periferia em três
dimensões: econômica, com o projeto Oficina de teatro na Vila Cruzeiro e em
outros projetos atuantes em comunidades da cidade do Rio de Janeiro; cultural,
potencializando artistas fora do eixo cultural hegemônico com o projeto
Vivências; e da linguagem, atuando em projetos no campo da saúde mental, como
Ateliê de teatro e Desviantes Cia Teatral.
PEDAGOGIA E SEGURANÇA NAS ATIVIDADES CIRCENSES
Onde: Sala de dança
Quando: 13 E 14 DE JUNHO DAS 14H ÀS 18H
Quem: PROF. DR. MARCO BORTOLETO – UNICAMP
Vagas: 15
Graduado (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Universidade
Metodista de Piracicaba (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade
Estadual de Campinas (2000) e Doutorado em "La investigación en la
actividad física y deporte" pela Universidade de Lleida (2004) no
Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) na Espanha.
Professor de Acrobacia na Escola de Circo de Barcelona (Espanha, 2001-2005).
Realizou Estágio de Pós-doutorado no Laboratório do Centro de Estudos das
Actividades Desportivas - CEAD, da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da
Universidade Técnica de Lisboa (UTL - Portugal) (2010-2011). Professor
visitante/convidado na Universidad A Coruña (Espanha) em 2011. Casado e pai da
Leticia e da Alicia! Atualmente é professor e chefe do Departamento de Educação
Física e Humanidades (DEFH) da Faculdade de Educação Física da Universidade
Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase
na Ginástica e no Circo, enfocando nas seguintes temáticas: cultura de
treinamento da ginástica artística (antropologia do esporte e etnografia),
relações das atividades circenses com a educação física, formação e conceitos
da ginástica geral, formação de acrobatas, bem como em estudos fundamentados na
Praxiologia Motriz.
PEDAGOGIA E SEGURANÇA NAS ATIVIDADES CIRCENSES
Onde: Sala de dança
Quando: 13 E 14 DE JUNHO DAS 14H ÀS 18H
Quem: PROF. DR. MARCO BORTOLETO – UNICAMP
Vagas: 15
Graduado (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Universidade
Metodista de Piracicaba (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade
Estadual de Campinas (2000) e Doutorado em "La investigación en la
actividad física y deporte" pela Universidade de Lleida (2004) no
Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) na Espanha.
Professor de Acrobacia na Escola de Circo de Barcelona (Espanha, 2001-2005).
Realizou Estágio de Pós-doutorado no Laboratório do Centro de Estudos das
Actividades Desportivas - CEAD, da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da
Universidade Técnica de Lisboa (UTL - Portugal) (2010-2011). Professor
visitante/convidado na Universidad A Coruña (Espanha) em 2011. Casado e pai da
Leticia e da Alicia! Atualmente é professor e chefe do Departamento de Educação
Física e Humanidades (DEFH) da Faculdade de Educação Física da Universidade
Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase
na Ginástica e no Circo, enfocando nas seguintes temáticas: cultura de
treinamento da ginástica artística (antropologia do esporte e etnografia),
relações das atividades circenses com a educação física, formação e conceitos
da ginástica geral, formação de acrobatas, bem como em estudos fundamentados na
Praxiologia Motriz.
Ficha de inscrição
Os resultados das inscrições aprovadas serão divulgados no blog do Festival
Os resultados das inscrições aprovadas serão divulgados no blog do Festival
1 comentários:
Clique aqui para comentáriosA oficina de cenografia ficou pra quando, já que tá o aviso que mudou de data (essa é a data já modificada) ?
Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons