Confira quem são nossas presenças confirmadas!


Márcia Pompeo Nogueira
Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de  Artes, com ênfase em Teatro na Comunidade, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro em comunidade, teatro para o desenvolvimento.
Autora do livro ''Teatro com Meninos e Meninas de Rua: nos Caminhos do Ventoforte"  da coleção debates, Ed. Perspectiva, SP.


Maria Brígida de Miranda
Professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) nas áreas de interpretação e direção teatral. Pesquisa e orienta dissertações e teses nas áreas de prática teatral, arte e gênero, teatro feminista, sistemas de treinamento de atores, práticas marcias e meditativas para atores. Autora do livro Playful Training: Towards Capoeira in the Physical Training of Actors (2010) publicado internacionalmente pela Lambert Academic Publisher em 2010. Atriz, diretora e preparadora de atores com trabalhos em teatro Retrato de Augustine (2010); Histórias do Corpo (Australia 2012); Urano quer Mudar (2013); e cinema Malabares (2009); Do que te lembras Maria? (2014). Editora da Revista de Estudos em Artes Cênicas URDIMENTO (PPGT/UDESC).

Catarina Sant'Anna
Graduada em Letras (Português/Francês) (1975) pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Especializada em Tradução do Francês (1980) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (1981); Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (1989) e Pós-doutora em Teatro e Comunicação (1991), ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atua na tradução de textos de espetáculos teatrais. Temas de interesse de pesquisa: Dramaturgia, tradição e contemporaneidade, metalinguagem, imaginário artístico e cultural, teatro político, teatro, mito e teorias do imaginário.

Jurandir Eduardo Pereira Junior
Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão, mestrando do programa de pós graduação em teatro - UDESC na linha de pesquisa Teatro, sociedade e criação cênica. Ator e figurinista. Membro do grupo de pesquisa inter-texto, que tem como coordenadores o professor Dr Edelcio Mostaço e o professor Dr. Stephan Arnulf Baumgartel. Atuação principalmente nos seguintes temas: Estética da Cena Contemporânea; Gênero e Historiografia do Teatro. 


 

José Sávio Oliveira Araújo 
Pós-Doutorado na University of British Columbia, Vancouver, Canadá (2008/2009). Doutor (2001-2005) e Mestre (1995-1997) em Educação pelo PPGEd/UFRN. Graduado em Educação Artística - Habilitação Artes Cênicas pela UFRN (1995). Professor Associado do Departamento de Artes da UFRN. Tem experiência na área de Educação e Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de teatro, cenografia, tecnologias das cena, encenação teatral e economia da cultura.  





 Alexandre Luiz Mate

Há longos anos desenvolve pesquisa de manifestações do teatro paulista, e, atualmente, mais dedicado ao teatro de rua. Na universidade pública, desde 1993, ministra, aulas na graduação e na pós-graduação do Instituto de Artes da UNESP. Tem Mestrado em Teatro-educação pela ECA-USP e Doutorado em História Social pela FFLCH-USP.
Autor do livro "O teatro adulto na cidade de São Paulo na década de 1980". São Paulo: Edunesp, 2011.
Escreve numa coluna de entretenimento com ênfase no teatro sempre aos domingo, acesse: http://entretenimento.r7.com/blogs/teatro/tag/coluna-do-mate/
 









      

 Lúcia Regina Vieira Romano 
Bacharel em Teoria do Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1991), Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutora pela ECA-USP (2009), tem experiência nas áreas de Artes Cênicas e Dança, com ênfase em interpretação teatral, corporeidade, gênero e processos de criação. Professora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Artes, DACEFC. Atriz fundadora dos grupos Barca de Dionisos e Teatro da Vertigem, atua hoje como intérprete e produtora na Cia Livre de Teatro e na Cia Mundana. Vencedora do Prêmio Shell 2007 de Melhor Atriz por VemVai, o Caminho dos Mortos, no cinema, a atriz Lúcia Romano atuou nos filmes Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014), de Daniel Ribeiro; Hamartia - Ventos do Destino (2013), de Rondon de Castro; Super-Nada (2012), de Rubens Rewald e Rossana Foglia, e no curta Uma Primavera (2011), de Gabriela Amaral. Autora do livro "O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Físico". Coleção debates. Ed. Perspectiva, SP.




Luiz Humberto Martins Arantes
 
Luiz Humberto Martins Arantes é pesquisador e professor Associado II DE no Curso de Graduação em Teatro e nas Pós-graduações em Artes e Teoria Literária da Universidade Federal de Uberlândia. Pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona/Universidade do Estado de Santa Catarina. É membro associado da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas), na qual atualmente coordena o GT "História das Artes do Espetáculo" e da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada). Concluiu o doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2003. Participou de eventos no Brasil e no exterior. Orientou trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado nas áreas de Artes/Teatro e Estudos Literários. Atualmente coordena projetos de pesquisa. Atua na área de Artes, com ênfase em estudos de dramaturgia brasileira, memória e história. 
Autor do livro "Teatro da Memória: História e Ficção na Dramaturgia de Jorge Andrade" e organizador, juntamente com Irley Machado do livro "Perspectivas Teatrais: o texto, a cena, a pesquisa e o ensino".
                                                        
                                 

Não percam, participem do evento!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário