Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro na Comunidade, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro em comunidade, teatro para o desenvolvimento.
Autora do livro ''Teatro com Meninos e Meninas de Rua: nos Caminhos do Ventoforte" da coleção debates, Ed. Perspectiva, SP.
Professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) nas áreas de interpretação e direção teatral. Pesquisa e orienta dissertações e teses nas áreas de prática teatral, arte e gênero, teatro feminista, sistemas de treinamento de atores, práticas marcias e meditativas para atores. Autora do livro Playful Training: Towards Capoeira in the Physical Training of Actors (2010) publicado internacionalmente pela Lambert Academic Publisher em 2010. Atriz, diretora e preparadora de atores com trabalhos em teatro Retrato de Augustine (2010); Histórias do Corpo (Australia 2012); Urano quer Mudar (2013); e cinema Malabares (2009); Do que te lembras Maria? (2014). Editora da Revista de Estudos em Artes Cênicas URDIMENTO (PPGT/UDESC).
Graduada em Letras (Português/Francês) (1975) pela Universidade Federal
Fluminense (UFF); Especializada em Tradução do Francês (1980) pela Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre em Literatura Brasileira pela
Universidade Federal Fluminense (UFF) (1981); Doutora em Teoria Literária e
Literatura Comparada (1989) e Pós-doutora em Teatro e Comunicação (1991), ambos
pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora da Escola de
Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atua na tradução de textos de
espetáculos teatrais.
Temas de
interesse de pesquisa: Dramaturgia, tradição e contemporaneidade, metalinguagem,
imaginário artístico e cultural, teatro político, teatro, mito e teorias do
imaginário.
Jurandir Eduardo Pereira Junior
Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão, mestrando do programa de pós graduação em teatro - UDESC na linha de pesquisa Teatro, sociedade e criação cênica. Ator e figurinista. Membro do grupo de pesquisa inter-texto, que tem como coordenadores o professor Dr Edelcio Mostaço e o professor Dr. Stephan Arnulf Baumgartel. Atuação principalmente nos seguintes temas: Estética da Cena Contemporânea; Gênero e Historiografia do Teatro.
José Sávio Oliveira Araújo
Pós-Doutorado na University of British Columbia, Vancouver, Canadá (2008/2009). Doutor (2001-2005) e Mestre (1995-1997) em Educação pelo PPGEd/UFRN. Graduado em Educação Artística - Habilitação Artes Cênicas pela UFRN (1995). Professor Associado do Departamento de Artes da UFRN. Tem experiência na área de Educação e Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de teatro, cenografia, tecnologias das cena, encenação teatral e economia da cultura.
Há longos anos desenvolve pesquisa de manifestações do teatro paulista, e, atualmente, mais dedicado ao teatro de rua. Na universidade pública, desde 1993, ministra, aulas na graduação e na pós-graduação do Instituto de Artes da UNESP. Tem Mestrado em Teatro-educação pela ECA-USP e Doutorado em História Social pela FFLCH-USP.
Autor do livro "O teatro adulto na cidade de São Paulo na década de 1980". São Paulo: Edunesp, 2011.
Escreve numa coluna de entretenimento com ênfase no teatro sempre aos domingo, acesse: http://entretenimento.r7.com/blogs/teatro/tag/coluna-do-mate/
Autor do livro "O teatro adulto na cidade de São Paulo na década de 1980". São Paulo: Edunesp, 2011.
Escreve numa coluna de entretenimento com ênfase no teatro sempre aos domingo, acesse: http://entretenimento.r7.com/blogs/teatro/tag/coluna-do-mate/
Lúcia Regina Vieira Romano
Bacharel em Teoria do Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1991), Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Doutora pela ECA-USP (2009), tem experiência nas áreas de Artes Cênicas e Dança, com ênfase em interpretação teatral, corporeidade, gênero e processos de criação. Professora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Instituto de Artes, DACEFC. Atriz fundadora dos grupos Barca de Dionisos e Teatro da Vertigem, atua hoje como intérprete e produtora na Cia Livre de Teatro e na Cia Mundana. Vencedora do Prêmio Shell 2007 de Melhor Atriz por VemVai, o Caminho dos Mortos, no cinema, a atriz Lúcia Romano atuou nos filmes Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014), de Daniel Ribeiro; Hamartia - Ventos do Destino (2013), de Rondon de Castro; Super-Nada (2012), de Rubens Rewald e Rossana Foglia, e no curta Uma Primavera (2011), de Gabriela Amaral. Autora do livro "O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Físico". Coleção debates. Ed. Perspectiva, SP.
Luiz Humberto Martins Arantes
Luiz Humberto Martins Arantes é pesquisador e professor Associado II DE no Curso de Graduação em Teatro e nas Pós-graduações em Artes e Teoria Literária da Universidade Federal de Uberlândia. Pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona/Universidade do Estado de Santa Catarina. É membro associado da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas), na qual atualmente coordena o GT "História das Artes do Espetáculo" e da ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada). Concluiu o doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2003. Participou de eventos no Brasil e no exterior. Orientou trabalhos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso e dissertações de mestrado nas áreas de Artes/Teatro e Estudos Literários. Atualmente coordena projetos de pesquisa. Atua na área de Artes, com ênfase em estudos de dramaturgia brasileira, memória e história.
Autor do livro "Teatro da Memória: História e Ficção na Dramaturgia de Jorge Andrade" e organizador, juntamente com Irley Machado do livro "Perspectivas Teatrais: o texto, a cena, a pesquisa e o ensino".
Não percam, participem do evento!
Mostrar Conversão Esconder Conversão Mostrar Emoticon Esconder Emoticons