PRÁTICAS TEATRAIS FEMINISTAS




Aconteceu no Festival de Teatro Universitário Ponto de Vista: Para Além da Cena a oficina “Práticas Teatrais Feministas: Tecendo Poéticas e Estéticas Feministas”, com a Professora Doutora Maria Brígida Miranda, da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

O objetivo da oficina foi possibilitar aos alunos refletirem e analisarem o perfil da mulher contemporânea através de exercícios com o foco na transformação da representação da mulher no teatro. Segundo Maria Brígida, “a mulher tem, na maioria das vezes, um papel secundário na literatura brasileira, principalmente nas peças teatrais, já que são poucas as peças escritas por mulheres e para mulheres. Poucas ainda as que apresentam uma reflexão do papel da mulher na sociedade de uma maneira diferente, que não seja o papel limitado de mãe, esposa, e dona de casa.”.

Um dos exercícios propostos pela oficina era recontar a história da Chapeuzinho Vermelho de acordo com outros pontos de vista e com a representação de uma mulher diferente. Nesse espaço os alunos se agruparam e produziram apresentações de acordo com seus conceitos da realidade, indo desde uma Chapeuzinho lésbica e uma vovó que gosta de “bad boys”, à assuntos mais sérios, como abuso sexual.
De professores universitários que foram prestigiar à jovens que sonham em ser artistas, oficina recebeu estudantes de diversas faixas etárias e interesses, o que a tornou mais diversificada e interativa. 

Berenice Silva, aluna do Centro de Ensino Santos Dumont, do município de Vargem Grande, destacou sua aprendizagem na oficina: “a oficina serviu para aprender mais sobre o que é ser mulher. As pessoas precisam de mais referências femininas fortes no teatro e na televisão. Porque quando você fala em mulher, você pensa logo na mãe, uma mulher dona de casa, que cuida da família etc., e a referência que temos é essa. Na oficina tivemos uma vovó que era lutadora de Kung Fu e é isso o mais interessante e que precisa ser mais mostrado’’, afirmou.

O Festival de Teatro Ponto de Vista: Para Além da Cena acontece até o dia 27 de setembro, na Universidade Federal do Maranhão e em teatros de São Luís. 



FONTE: LEONARDO MALUF
FOTOS: EDU AGUIAR
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário